Nova plataforma para aplicações industriais de cibersegurança da Siemens
30 de dezembro de 2019
Siemens lança plataforma para aplicações industriais de cibersegurança
- Plataforma otimizada para temperaturas de serviço de -40 a +75° C
- O sistema é capaz de enfrentar os novos e crescentes desafios de cibersegurança
A Siemens, através da Digital Industries, acaba de lançar uma plataforma de alojamento de aplicações industriais, concebida para correr aplicações de software de terceiros em ambientes adversos e de missão crítica. Este é mais um dispositivo de comunicação industrial da plataforma de multisserviços Ruggedcom, que se destina a empresas de produção e distribuição de energia, assim como a sistemas de controlo de tráfego rodoviário e ferroviário.
O Ruggedcom APE1808 (Application Processing Engine) é uma nova e mais poderosa versão do Ruggedcom APE. Está disponível com revestimento isolante, podendo operar a temperaturas ambiente de -40 a +75º C, e faz parte do portfólio de soluções e serviços de cibersegurança da Siemens, que inclui serviços abrangentes de consultoria de rede, avaliações de segurança, integração, implementação, formação e suporte no local.
Ruggedcom APE1808 adapta-se a software comercialmente disponível
O Ruggedcom APE1808 faz parte da família de produtos Ruggedcom RX15xx de roteadores e comutadores industriais de Camada 2 e Camada 3 de baixo custo. Esta plataforma modular, com módulos substituíveis em campo, disponibiliza aos clientes as opções WAN, serial e Ethernet. Aproveitando os recursos internos de comutação e roteamento da Plataforma de Multisserviços Ruggedcom RX1500, o Ruggedcom APE1808 é um módulo que pode ser conectado diretamente a qualquer membro dessa família. O Ruggedcom APE1808 fornece uma conexão Gigabit Ethernet no painel frontal do RX1500 e outra igual, mas completamente separado, ao backplane do RX1500.
Cumpre ainda todas as especificações elétricas da plataforma Ruggedcom RX15xx, nomeadamente as normas IEC61850-3 e IEEE 1613 para funcionamento nas condições industriais mais adversas. Com Intel quad core e arquitetura x86_64 com suporte para Linux e Windows 10, o Ruggedcom APE1808 disponibiliza uma plataforma baseada em normas para software comercialmente disponível, facilitando, assim, parcerias com líderes do setor da deteção e prevenção de ameaças cibernéticas.
O novo Ruggedcom APE1808 destaca-se por uma variedade de aplicações, como firewalls, registo de eventos na rede, processadores de carga e sensores de intrusão. Capaz de analisar os dados na fonte não tem necessidade da instalação de um PC industrial externo. O Ruggedcom APE1808 e as soluções de cibersegurança são desenvolvidas para os setores de energia elétrica, transporte e petróleo e gás, mas também podem ser utilizadas em qualquer ambiente industrial adverso para proteger as redes contra um número crescente de ataques cibernéticos.
O portefólio de soluções de cibersegurança da Ruggedcom dá acesso a uma variedade de aplicações avançadas de cibersegurança desenvolvidas por líderes do setor no âmbito de uma parceria recentemente anunciada com empresas como Fortinet, Nozomi Networks, Secure-NOK ou Claroty. A experiência destas empresas na proteção de redes industriais contra ameaças em evolução constante beneficiará os clientes da Siemens.
A Plataforma de Multisserviços Ruggedcom disponibilizará aplicações certificadas de parceiros como a Fortinet, Nozomi Networks e Secure-NOK e Claroty: Sistema de Deteção de Intrusão (IDS - Intrusion Detection System), Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS - Intrusion Prevention System), Inspeção Profunda de Pacotes (DPI - Deep Packet Inspection), Firewall de Próxima Geração (NGFW - Next Generation Firewall).